Câmara de Embu aprova projeto ‘Colhendo Sustentabilidade’, de incentivo à agricultura urbana

Por Assessoria de Comunicação | 6/10/2010

que se destina a “analisar a situação da agricultura urbana, promovendo a sensibilização, mapeamento e educação para o uso do solo; coordenar as técnicas agroecológicas de plantio e manejo de horta e lavoura comunitária; capacitar representantes das famílias em técnicas e práticas de plantio e manejo agroecológico e em produção; integrar os beneficiados do Banco de Alimentos aos benefícios do projeto”, entre outras atividades.

O Convênio tem o valor total de R$ 140.148,00 (cento e quarenta mil, cento e quarenta e oito reais). A Comissão Mista Permanente da Câmara, presidida pela vereadora Ná (PT) deu Parecer Favorável à aprovação da lei, considerando que o Projeto “Colhendo Sustentabilidade” é um meio de incentivar a agricultura urbana no Município de Embu, sendo que já é praticado desde 2008 no Bairro do Itatuba e no Parque Francisco Rizzo, e que nesta nova etapa o Convênio será estendido a vários bairros, tais como Jardins Pinheirinho, Vista Alegre, Capuava, Valo Verde, entre outros.

O vereador Júlio Campanha (PTB) parabenizou os colegas pela aceitação do projeto em regime de urgência, elogiou o prefeito Chico Brito e também a equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Município. Diz que recente estudo de uma universidade americana aponta a existência de uma epidemia de obesidade no mundo em decorrência de maus hábitos alimentares. Também referiu-se à questão climática e à necessidade do desenvolvimento sustentado. Leu parte de um artigo da revista Planeta (de 2010), denominado ‘Colhendo Sustentabilidade’, e terminou dizendo que mais uma vez o governo municipal do prefeito Chico Brito, por se tratar de um governo sério e responsável, toma a iniciativa de promover uma melhor qualidade de vida à nossa população, através deste projeto de parceria com a Sociedade Ecológica e de muitos outros aqui já apresentados.

O presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT) agradeceu a presença do Sr. Bruno, coordenador do Projeto de parceria com a Sociedade Ecológica, da Sra. Celina Nagata, Secretária Adjunta de Meio Ambiente, e especialmente agradeceu aos vereadores que tiveram a magnanimidade de comparecer à Sessão Extraordinária para votar o projeto do Executivo Municipal.

Porém, o presidente lamentou que o Sr. Secretário de Meio Ambiente, João Ramos, não tenha comparecido pessoalmente à sessão para acompanhar a votação de um projeto de lei de seu próprio interesse. Alertou também que, a partir de agora, a Câmara Municipal irá solicitar aos senhores Secretários Municipais mais atenção aos prazos, para que projetos de interesse do governo municipal não cheguem à Câmara na última hora, necessitando de regimes de urgência para que convênios e verbas não se percam. O presidente concluiu dizendo que “estamos mexendo com dinheiro público e devemos ter o máximo de cuidado com estas questões”. Disse que entrará em contato com o Secretário de Governo, Paulo Giannini, para resolver esta questão do encaminhamento dos projetos do Executivo Municipal, dentro dos prazos regimentais, na medida do possível.

(Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal)