Câmara aprova verbas para 8 Pontos de Cultura em Embu das Artes

Por | 8/10/2010

No total foram liberados R$ 1.440.000,00 de recursos provenientes do FNC (Fundo Nacional de Cultura), e cada entidade terá direito a R$ 180 mil, repassados em três parcelas de R$ 60 mil. Em contrapartida as entidades deverão realizar projetos junto a jovens e adultos, em suas sedes ou locais apropriados, com prestação de contas rigorosa, sob a supervisão do município.

As entidades poderão, a cada parcela recebida, aplicar até R$ 24 mil na compra de equipamentos ou materiais permanentes no cumprimento da execução de seus objetivos. Os outros R$ 36 mil deverão ser obrigatoriamente gastos com os projetos, ou seja, na realização de seus objetivos, atingindo o maior público possível, dentro de cada área de atuação.

Foram beneficiadas as entidades vencedoras do Edital de Pontos de Cultura para 2010, um projeto do governo Federal, em parceria com as prefeituras de todo o País, no qual a cidade de Embu das Artes se integra agora. As entidades beneficiadas foram: Associação Amigos de Bairro Chácaras Bartira e Adjacências; Associação Zumaluma; Instituto Cultural Juventude Multiparticipação; Instituto de Estudos Afro-Brasileiros; Associação Casa do Artesão; Associação dos Capoeiras de Embu das Artes; Associação Acorde Oficinas para o Desenvolvimento Humano; e Associação Artes e Cultura Cine Clube Embu das Artes.

Em sua justificativa o prefeito Chico Brito destacou que é preciso fomentar atividades culturais no Município, e que a escolha das entidades foi feita através de um Concurso Público realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que selecionou os 8 projetos vencedores, provenientes de entidades civis sem fins lucrativos. O Secretário de Cultura, Paulo Oliveira da Silva compareceu pessoalmente à sessão para solicitar o apoio e aprovação dos vereadores ao projeto, encaminhado em caráter de urgência, o que acabou acontecendo, sob os aplausos dos representantes das entidades beneficiadas.

Para o presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT) o apoio a atividades culturais e esportivas é um dos grandes diferenciais do atual governo da cidade. “Somente no projeto Esporte Cidadão foram beneficiados mais de 10 mil jovens”, ressaltou. O presidente destacou que estes projetos, entre os quais o dos ‘Pontos de Cultura’, são “projetos que valorizam o ser humano”, e que nunca viu “tanta verba liberada pelo governo federal em favor de Embu”, parabenizando o Ministério da Cultura por mais esta parceria com a cidade.

Em sua justificativa de voto, o vereador Milton Arenzon do Rancho (PMDB) destacou que teve “o prazer e a satisfação” de ver as entidades receberem esta verba, lembrando: “vocês já fazem este trabalho de forma voluntária, sem recurso nenhum, e agora ficarão mais estimulados e recompensados com esta liberação de verbas, já que sem recursos o trabalho é mais difícil”, ponderou.

O vereador Didi (PT) também comentou sobre sua satisfação em votar a favor do projeto dos ‘Pontos de Cultura’, porque “vem ao encontro das necessidades da população. Parabéns ao Paulo Oliveira e à Secretaria de Cultura, que soube distribuir os recursos por entidades e projetos de toda a cidade”, concluiu.

(Márcio Amêndola – Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)