Vereadores apoiam Projeto Segundo Tempo lançado por Ministro dos Esportes no Embu

Por Assessoria de Comunicação | 29/10/2010

O evento aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis de Embu, em cerimônia que contou com a presença do Prefeito de Embu, Chico Brito e de seu vice, Natinha, do deputado estadual eleito Geraldo Leite da Cruz, dos prefeitos Clodoaldo Leite, de Embu-Guaçu, Cida Maschio, de Juquitiba, Jorge Costa, de Itapecerica, dos Secretários Municipais de Esportes de Taboão, Luiz Lune, de Embu-Guaçu, Katia Neves Chiconato, de São Lourenço da Serra, Zé Lacerda, e de Embu, Humberto Panzetti.

Os 13 vereadores de Embu vem incentivando os projetos do governo municipal que incentivam as práticas esportivas e de lazer na cidade, com a implantação de praças de esportes, projetos de incentivo como o Segundo Tempo, entre outros. Representando a Câmara Municipal no evento com o Ministro dos Esportes, compareceram o presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT), o Vice-Presidente, Gilvan da Saúde (PPS), a 2ª Secretária, Dra. Bete (PDT), e os vereadores João Leite e Ná (PT), Júlio Campanha (PTB), Arthur Almeida (PSDB) e Carlos Pires (PDT).

Orlando Silva elogiou a unidade da região na busca de verbas federais, por meio do CONISUD, afirmando que “Esta integração é um exemplo de como fazer articulações de políticas públicas consorciadas. Espero que este consórcio inspire outras cidades do Brasil a agir conjuntamente”. Para o Ministro, “Esporte é lazer, produção de saúde e qualidade de vida. Ele é uma escola para vida, pois ensina, disciplina e é perseverança”.

O Programa Segundo Tempo e outras iniciativas de incentivo à prática esportiva do Governo do Presidente Lula já atingem mais de um milhão de crianças e jovens em todo o Brasil, e em 2003, quando iniciou-se o atual governo federal, apenas 50 mil jovens do País eram atendidas por esta política pública.

O Secretário de Esportes de Embu, Humberto Panzetti disse ser “um orgulho termos mais uma vez o Ministro Orlando Silva em nossa cidade, para anunciar liberação de verbas para os municípios”. Para ele, foi criada “uma linha divisória, antes e depois do governo Lula”, e que o esporte “é uma ferramenta para criar bons cidadãos e promover a saúde”, concluiu.

O prefeito Chico Brito brincou usando o ‘bordão’ do presidente Lula, afirmando que “nunca na história deste País tantos Ministros visitaram Embu, nem foram liberadas tantas verbas federais para nossa cidade”, referindo-se à segunda visita de Orlando Silva (Esportes), das duas visitas do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, da vinda prevista do Ministro da Educação, Fernando Haddad (para sexta-feira, 29/10), que vem anunciando várias obras e projetos sociais para a cidade, como a vinda do Parque Ecológico e da Universidade Federal. “O Governo Federal sempre prima pelos projetos que beneficiem o coletivo e não o individual. A vinda destes núcleos mostra como nossa região está amadurecida em busca de melhorar os municípios de forma integrada”, declarou o prefeito Chico Brito. Até o momento, Embu das Artes recebeu mais de 130 milhões de reais em investimentos por parte do governo Lula.

Serão 52 núcleos distribuídos na região do consórcio (seis cidades: Embu, Taboão, Itapecerica, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra), beneficiando 5.200 crianças, jovens e adolescentes, além de envolver a contratação direta de 174 profissionais da área esportiva. Os núcleos oferecerão aulas de capoeira, gateball, futsal, handebol, tênis de mesa, entre outras modalidades. Em Embu, serão 10 núcleos, com 100 pessoas em cada, beneficiando no total 1.000 jovens.

(Márcio Amêndola, da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, com informações de Brunno Rocha, da Prefeitura de Embu das Artes)