Ministro da Educação visita Embu e assina compromisso para Universidade Federal

Por Assessoria de Comunicação | 29/10/2010

Trata-se de um terreno de 10 mil metros quadrados, parte da área de 1,6 milhão de metros quadrados na qual está sendo implantado o Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, fruto da compensação ambiental devida ao município pela obra do Rodoanel. De acordo com Haddad, a união de 30 municípios da região e o consenso do Conselho de Reitores da Unifesp foram os dois fatores decisivos para consolidar a implantação da universidade federal na região de Embu, município localizado estrategicamente entre a zona sul paulistana e a parte sudoeste do Estado.

Um público superior a 500 pessoas, dezenas de autoridades e lideranças regionais acompanharam a solenidade, realizada na área do futuro parque, no Embu. Estavam presentes a prefeita de Juquitiba Cida Maschio, os prefeitos Evilásio Farias (Taboão da Serra), Jorge Costa (Itapecerica da Serra), Clodoaldo da Silva (Embu-Guaçu), Capitão Lener Ribeiro (São Lourenço da Serra), o Prefeito de Embu, Chico Brito e o vice-prefeito Nataniel da Silva Carvalho (Natinha). Participaram ainda os deputados federais Jilmar Tatto e José Mentor, o deputado estadual eleito Geraldo Cruz e o reeleito Ênio Tatto, além de secretários municipais, vereadores, empresários, lideranças comunitárias e moradores.

Da Câmara de Embu, prestigiaram o evento o presidente do Legislativo, Silvino Bomfim (PT), o vice-presidente Gilvan da Saúde (PPS), o 1º Secretário, Luiz do Depósito (PMDB), a 2ª Secretária, Dra. Bete (PDT), e os vereadores Júlio Campanha (PTB), Ná, Didi e João Leite (todos do PT).

Dizendo ser um "apaixonado pelo anel universitário", do qual Embu e região farão parte junto com os campi já abertos em Santos, Guarulhos e Santo André, além de Osasco e Mauá (recentemente divulgado), o ministro Haddad concedeu uma longa entrevista aos meios de comunicação presentes, após o encerramento do evento, entre os quais: jornais O Estado de S. Paulo, Atos, Folha de Embu, Hora Exata, Um Novo Jornal e Portal Fato Expresso.

Além da extensão do campus da Unifesp, a grande área verde receberá o Parque da Várzea do Embu Mirim, numa extensão superior ao do Parque do Ibirapuera, com verbas já reservadas de R$ 32 milhões, dos quais R$ 8 milhões já foram liberados. A prefeitura de Embu garantirá a construção do primeiro prédio da Unifesp, com capacidade inicial para 1.200 alunos.

Após a solenidade o ministro Fernando Haddad, os prefeitos, vereadores e autoridades presentes foram convidados a uma visita á Escola Municipal Valdelice Prass, onde a extensão da Unifesp já está em funcionamento, atendendo 1.000 alunos, entre Terceira Idade, jovens, profissionais de Educação e Saúde Municipais, em cursos de qualificação.

(Márcio Amêndola, da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu, com informações complementares de Júlio Marcondes, da Prefeitura Municipal de Embu).