Câmara de Embu está presente no Google Street view!

Por Assessoria de Comunicação | 4/11/2010

O lançamento da nova plataforma de visualização de endereços, acoplado ao Google Maps foi lançado no final do mês de setembro. No total, o Google escolheu 51 municípios brasileiros e em Embu das Artes está entre eles. Além de Embu, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra também estão no aplicativo. A tecnologia já existe desde 2007 nos EUA.

Para acessar o sistema do Google StreetView, basta navegar pela internet no endereço www.maps.google.com e digitar o local que deseja – em alguns locais é possível inclusive localizar através do número. Depois, você deve arrastar o boneco amarelo situado na parte superior do lado esquerdo – barra de zoom - e arrastá-lo para o local desejado. A partir daí, aparecerá a imagem do endereço digitado e o usuário poderá realizar sua navegação utilizando o mouse. Ao segurá-lo, o usuário pode mover a imagem em 360° na horizontal e a 290° na vertical.

O prédio da Câmara Municipal poderá ser visto sob vários ângulos, tanto pela Rua Marcelino Pinto Teixeira, que faz frente ao prédio, quanto da própria Rodovia Regis Bittencourt.

Inconvenientes

Muitos usuários das redes sociais se sentiram incomodados com a nova tecnologia no Brasil e manifestaram seu descontentamento por invasão de privacidade, mesmo o sistema descaracterizando a face das pessoas, para o não reconhecimento das próprias.

Em face das inúmeras reclamações o Google disponibiliza a opção ao usuário que não queira “aparecer” de se retirar, tendo sua imagem apagada do banco de dados da plataforma.

Para tal, buscamos na internet a informação para que usuário possa pedir o resguardo de sua imagem ao Google. Basta acessar a imagem que possui uma foto sua, de sua casa ou carro e clicar no link “Informar um problema”, disponível no canto inferior esquerdo da imagem do Google Street View. O usuário será redirecionado para uma página onde deve informar o motivo da solicitação, qual o problema da imagem e um endereço de e-mail para contato. Após preencher os campos, clique em “Enviar”.

O sistema envia uma mensagem automática para o e-mail do usuário, confirmando o recebimento da mensagem. Não há prazo para a análise da solicitação, mas, segundo o Google, dependendo do caso, a empresa retira a imagem do serviço no mesmo dia. “O pedido procede mesmo que o rosto da pessoa não apareça, mas ela possa ser reconhecida de alguma forma”, explica Marcelo Quintella, diretor de produtos de mapas do Google na América Latina.

Além de pedir a retirada de imagens pessoais, o usuário pode utilizar o mesmo formulário para relatar falhas técnicas nas imagens ou no sistema de navegação do Street View, além de imagens impróprias, como de nudez. Todas as solicitações são respondidas pela equipe do Google apenas por e-mail.

(Alexandre Oliveira, com informações da Assessoria da prefeitura de Embu e do portal Dhitt)

Veja Abaixo algumas imagens da Câmara Municipal de Embu no Google Street View:

faixada da Câmara