Câmara aprova lei que corrige o valor do IPTU do município

Por | 1/12/2010

A atualização se faz necessária, devido ao valor monetário das alíquotas do IPTU para o próximo exercício, altamente imprescindível para as finanças do município para o ano de 2011, e extremamente importante para os embuenses, já que muitos dos serviços públicos prestados pela cidade dependem desta arrecadação.

A Alteração tomou por base o percentual de 4,70%, o que corresponde ao índice da inflação medido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no período de outubro de 2009 a setembro de 2010, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O presidente da Câmara, vereador Silvino Bomfim (PT) ressaltou o fato de que o IPTU não sofreu aumentos nos últimos anos, mas apenas a correção monetária relativa à inflação do período, devido à grande sensibilidade dos governos dos prefeitos Geraldo Cruz e Chico Brito. “Mesmo sem aumentar impostos, o governo municipal vem conseguindo melhorar a qualidade de vida no município”, afirmou.

Segue abaixo o valor, e os imóveis cujo IPTU sofrerá alterações:

Alíquota    Imóvel – Sobre o valor venal:

• 1,60%    Imóveis construídos (Valor Predial)
  • 2,05%    Imóveis construídos (Valor Territorial)
  • 2,88%    Imóveis não construídos

(Ana Paula Timóteo – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)