Vereador quer mudar nome de rua que homenageia assassino de Zumbi dos Palmares

Por Assessoria de Comunicação | 3/12/2010

E solicitou que seja realizada uma consulta à população para a escolha do novo nome a partir dos artistas da cidade.

João Leite lembra a todos que Domingos Jorge Velho foi o organizador da invasão ao Quilombo dos Palmares, que resultou em sua destruição e na sequência, a morte de Zumbi dos Palmares.

Atualmente o movimento negro e a sociedade civil, lutam contra o racismo no Brasil, não só em relação aos crimes deste tipo praticados no cotidiano, mas também na eliminação da mentalidade e culturas racistas. Um dos sinais claros desta mentalidade é a homenagem a muitos dos algozes dos escravos, em seu detrimento, como é o caso da rua citada pelo vereador, no município de Embu.

Novembro é considerado o mês da Consciência Negra, e no dia 20, data que marca a morte do líder e herói Zumbi dos Palmares, é feriado em Embu das Artes, em homenagem à sua luta e à resistência de todos os negros que foram escravizados.

A Prefeitura de Embu há 10 anos possui ações em políticas afirmativas para recompensar, reparar (mesmo que de uma pequena forma) e distribuir o chamado “crescimento econômico”, estendendo seus benefícios principalmente à população negra.

(Ana Paula Timóteo – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)