Plebiscito por Embu das Artes está previsto para 1º de maio

Por Assessoria de Comunicação | 20/01/2011

A assinatura do convênio será no dia 25 de fevereiro, em reunião entre o prefeito Chico Brito e o presidente do TRE-SP. O prefeito, inclusive, está agendando uma reunião com os técnicos do Tribunal para definir a organização e as estratégias de divulgação para a realização do plebiscito.

De Embu até Embu das Artes: um breve histórico

O primeiro passo para que o nome da cidade fosse alterado, segundo exigências do TRE, era que ao menos 1% dos eleitores assinassem um documento pedindo a alteração do nome para ser encaminhado à Câmara Municipal. Em dezembro de 2009, após a coleta de mais de duas mil assinaturas e aprovação da Câmara, o prefeito Chico Brito sancionou a Lei n.º 2.432, de 11 de dezembro de 2009, que autoriza o procedimento para alteração do nome.

Em janeiro de 2010, a comissão Pró-Plebiscito (um movimento apartidário composto por empresários, sociedade civil, grupos religiosos, entre outras associações de classe) foi recebida pelo desembargador Walter de Almeida Guilherme, na sede do TRE, no centro de São Paulo, para entregar-lhe as assinaturas e os demais documentos para dar andamento ao pedido [no alto, foto do encontro]. No dia 11 de junho, a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo deu parecer favorável à realização do plebiscito.

O nome Embu das Artes já foi incorporado pelos moradores da cidade, usado nos logotipos de comércios e até em linhas de ônibus intermunicipais, contudo, não é permitida ainda a utilização em documentos oficiais e mapas. A alteração do nome, também, é para diferenciar da cidade vizinha Embu-Guaçu.

(Brunno Rocha - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Embu)