Embu e região discutem turismo como política pública

Por Assessoria de Comunicação | 28/01/2011

O Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), fundado em 2001, engloba os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra, com população de quase 1 milhão de habitantes.

Os participantes discutiram políticas públicas de turismo para serem efetivadas em cada cidade e na região e proposta de cursos de extensão voltados ao potencial turístico regional a ser entregue à Universidade Federal de São Paulo, para o futuro campus da instituição em Embu – cujo início das obras está previsto para este primeiro semestre. Na cerimônia de abertura, a pró-reitora da Unifesp, Eleonora Menicucci, reafirmou a parceria da universidade com o objetivo de atender a demanda por formação na área.

O prefeito de Embu, Chico Brito, afirmou que o Ministério do Turismo já demonstrou disposição em liberar recursos para se investir na formação na área se as seis cidades elaborarem um projeto regional. "Nenhuma cidade da nossa região tem atrativo suficiente para prender o turista por mais de um dia, embora tenha coisas bonitas para mostrar. Ele ficará por mais tempo se proporcionarmos um roteiro turístico regional, religioso, histórico, ecológico, rural, faces do turismo que temos em potencial", disse.

O poder público deve buscar recursos para prover infraestrutura para a cidade atrair visitantes, mas o setor empresarial tem de se preparar e receber com hospitalidade, alertou o prefeito. "Sabemos que tem aquele contratado de final de semana que não diz nem bom dia quando o turista entra no estabelecimento", falou. Presidente do Conisud, Chico anunciou que em março o consórcio reunirá diversos segmentos para formar câmaras técnicas e discutir as necessidades da região em cada área, inclusive o turismo.

Em palestra, Deise Bezerra, responsável pela implantação e regionalização do turismo no Paraná, destacou que as cidades e regiões devem se preocupar em reunir agentes "que acreditam no turismo", elaborar um plano com metas, buscar parcerias e constituir fundo de recursos; estruturar locais de visitação, com pessoal e equipamentos; e "vender" as atrações turísticas. "Às vezes, priorizam antes o marketing, já começam com o folder, o que é o mais fácil, talvez, sem dispor de qualidade e saber que tipo de turista atrair", disse.

Conferencista também convidado, o professor Ladislau Dowbor, da PUC-SP, defendeu como ação local para promover o turismo proteção do meio ambiente combinada com saneamento básico e redução das desigualdades sociais. "Em vez de malcheiroso, qualquer riacho limpo com a beira com gramado, arborizado em volta e aberto a passeios é um imenso atrativo. Também é essencial eliminar problemas como criança passando fome e gente vivendo em encostas – geram ilhas turísticas no meio da miséria", disse.

O presidente da Câmara de Embu, Silvino Bomfim, que fez parte da mesa de abertura, ressaltou a abordagem do turismo como política pública. "Nessa perspectiva, é uma alavanca não só para o desenvolvimento urbano das cidades, mas também para geração de emprego e renda. Estamos próximos a uma das maiores capitais do mundo, temos que saber como atrair o público de São Paulo que procura tranquilidade para respirar do verde que temos", disse. Os vereadores João Leite e Carlos Pires, de Embu, também acompanharam o evento.

Participaram ainda a prefeita de Juquitiba, Cida Maschio, o prefeito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite, a vice-prefeita de Taboão, Márcia Regina, o vice-prefeito de Embu, Nataniel Carvalho (Natinha), o presidente da Câmara de Itapecerica, Amarildo Gonçalves, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise), Hillman Abrach, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Taboão (ACE), José Batista, e secretários municipais como o de Turismo de Embu, Valdir Barbosa, além de técnicos das seis cidades na área.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE

Silvino discursa, ao lado de Eleonora, da Unifesp, Chico e Márcia

Professor Ladislau aponta ações locais para desenvolver turismo

Vereadores João Leite (à frente) e Carlos Pires (1º dir.) no evento