Legislativo e entidades promovem discutir “Embu que queremos”

Por Assessoria de Comunicação | 2/02/2011


Foto:


O ciclo reunirá especialistas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e PUC (Pontifícia Universidade Católica) em clima, moradia, educação, inclusão digital, desenvolvimento local, saúde e cidades, numa oportunidade e estímulo ao diálogo para discussão construtiva sobre temas relevantes para pensar o futuro de Embu. As palestras são abertas a toda a população do município – com inscrições feitas no local e café de boas vindas servido 30 minutos antes do início das discussões.

Embu revisa o Plano Diretor, um instrumento que ordena o desenvolvimento urbano e rural local, garantindo o bem-estar dos habitantes. A cidade tem cerca de 60% do território em área de proteção aos mananciais, com três grandes zonas com muitos potenciais e desafios: a leste, que concentra 80% da população; a central, com a Feira de Artes e importantes pontos históricos que atraem muitos turistas; e a oeste, região mais rural com muitas chácaras e áreas verdes preservadas com vocação para o ecoturismo.

O ciclo de palestras prossegue nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro (veja programação abaixo), na Câmara (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Parque Industrial, ao lado da delegacia e BR-116; informações: 11 4785-1555). O evento, iniciativa do Legislativo municipal com apoio do Rotary Club de Embu, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise) e Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae), tem a coordenação do pesquisador Paulo Nobre, do INPE, e do professor Wilson Nobre, da FGV.

 

PROGRAMAÇÃO

5/02/11, das 9h às 12h30, Câmara Municipal de Embu
"O Futuro das Cidades" (três painéis abordando a construção do futuro que nós queremos. Experiências de cidades sustentáveis, o papel da educação na formação do futuro e como sonhamos nossas cidades)
Palestrantes:
Daniel Nobre, arquiteto e urbanista pela FAU-USP
Ismael Dutra, escritor e presidente do Rotary Club de Embu
Wilson Nobre, professor da FGV e empresário em Embu


12/02/11, das 14h às 17h30, Câmara Municipal de Embu

"As Cidades e o Clima" (exposição de recente trabalho desenvolvido pelo INPE e Fapesp sobre as questões das mudanças climáticas globais e as megacidades, com análise de seus reflexos para o município de Embu)
Palestrante:
Paulo Nobre, pesquisador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre/INPE


19/02/11, das 9h às 12h30, Câmara Municipal de Embu

"Moradia & Meio Ambiente" (apresentação de pesquisas e orientações em urbanismo sobre a questão da moradia popular e seus contornos no meio ambiente).
Palestrante:
Maria Lúcia Refinetti Martins, professora e doutora, coordenadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Urbanos - LabHab/FAU-USP


26/02/11, das 14h às 17h30, Câmara Municipal de Embu

"Inclusão Digital, Indústrias Criativas & o Futuro das Cidades" (diálogo sobre as novas possibilidades de desenvolvimento local a partir da expansão das redes digitais no Brasil; geração de riqueza com inclusão social e econômica por meio das atividades das artes, artesanato, entretenimento, software, etc).
Palestrante:
Ladislau Dowbor, professor titular do Departamento de Pós-Graduação da PUC São Paulo, nas áreas de economia e administração, e coordenador do Projeto “Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local”


Reprodução/PMETE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vista de Embu (cortada pela Régis Bittencourt), cujo futuro será discutido

 

 

(Adilson Oliveira – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu, com informações da Seae)

Comentários

Nenhum comentário até o momento